Histórico

É um projeto iniciado em 2017 sem vínculo político criado por três amigos, Helcio Hermes Hoffmann, Mario Manzke Filho e Manfred Gruetzmacher. Os três integrantes já participaram no início da década de 90 do Grupo de Estudos da Vila Itoupava. Era um grupo que tinha o propósito do resgate cultural do distrito e preocupação com o turismo da região. Este grupo foi o responsável pelo levantamento histórico da Sociedade Serrinha pela passagem do seu centenário (1996). Trabalho demorado que culminou com um vasto material entre fotos, documentos e material histórico utilizado na época. Num segundo momento, os três fizeram parte importante do projeto inicial da Caminhada Ecológica e Cultural da Vila Itoupava.

O grupo Vila.Tur tem como lema "RESGATAR - PRESERVAR - DIVULGAR".

A essência deste projeto na cultura e turismo é predominante, e neste contexto o objetivo principal é a divulgação e promoção do recanto mais alemão de Blumenau. Com suas construções em estilo enxaimel, as tradições germânicas, a gastronomia local, produtos típicos, história e serviços turísticos (guiamento e acompanhamento).
Além destas atividades, também lançou o projeto “VAMOS CUIDAR DA NOSSA VILA”, o qual consiste em ações em forma de mutirão, como limpeza de áreas públicas, limpeza de ribeirões, plantio de árvores e flores.