Histórico dos Clubes de Caça e Tiro

Os Clubes de Caça e Tiro, na Alemanha chamados de Schützenverein, são originários dos países germânicos (Alemanha, Áustria, Noruega, Suécia, Escócia, Suíça). Como forma de organizações, grupos se organizavam para sua autodefesa nas cidades medievais, em especial contra abusos dos senhores feudais, do poder real, bem como para proteção da cidade contra saqueadores e invasores.

As armas utilizadas inicialmente pelos imigrantes para proteção da família, das propriedades e do comércio contra saqueadores e invasores foram se transformando em equipamentos esportivos. Em tempos de paz, organizavam competições de tiro. Aos prazeres deste esporte, intercalavam-se a sociabilidade e a inclinação para organizar grandes festas, das quais toda a população participava. O atirador mais hábil é (era) proclamado rei dos atiradores.

O espírito de associativismo dos colonos alemães fez surgir em 1859, na Colônia Blumenau, o primeiro clube de caça e tiro: o Schützenverein Blumenau. Os clubes de caça e tiro, além de preservar os costumes e tradições trazidos na bagagem pelos imigrantes, também representam relevante papel social, cultural, político e recreativo. A festa de atiradores (Schützenfest) era aguardada pela população com expectativa. Era a oportunidade que o colono imigrante tinha para um encontro com os amigos. 

* A palavra "caça" faz parte da denominação, mas não é praticada.

Museu dos Clubes de Caça e Tiro -  Rua Dr. Pedro Zimmermann, nº 10.377 - Itoupava Central - Blumenau - SC (6 km da Vila Itoupava)
museuclubesdecacaetiro.com.br
www.facebook.com/museu.clubescacatiro